A indústria farmacêutica e pesquisadores estão sempre estudando os possíveis medicamentos para o emagrecimento e suas associações, pois sabem que esse é um nicho de grande interesse da população.
Nota Técnica elaborada pelo Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM), da Universidade Federal de Alfenas – Unifal, em parceria com o CRF/MG, esclarece sobre o “Uso de medicamentos associados na terapia para o emagrecimento”. O material traz informações sobre a eficácia, os mecanismos de ação e o andamento dos estudos.
Há pesquisas em andamento sobre as combinações de medicamentos já existentes, como tem sido no caso da naltrexona, originalmente desenvolvido para tratar a dependência de opioides, como heroína ou morfina. Estudos têm indicado que a naltrexona pode ter efeitos positivos na regulação do apetite e no controle do peso.
A bupropiona, um antidepressivo, também tem sido estudada como um agente para auxiliar no controle de peso. Acredita-se que a bupropiona atue em diferentes sistemas neurotransmissores no cérebro, incluindo a dopamina e a noradrenalina, que desempenham papel importante na regulação do apetite e da saciedade.
Leia na íntegra a Nota Técnica e saiba mais!
Mapa do Site