Atenção farmacêutica e uso racional de medicamentos

Comunicação CRF/MG - 15/01/2021 às 16:45:41

Atenção farmacêutica e uso racional de medicamentos

Hoje temos a história do farmacêutico Rodrigo, Responsável Técnico em unidade na cidade de Betim.

Ele conta que uma das suas pacientes, a dona Terezinha, tem tanta confiança em seu trabalho, que o chama de doutor e não toma medicamentos sem antes consultá-lo.

“Ela tem muita confiança no meu atendimento farmacêutico, me fala que sou o seu doutor. Antes mesmo de iniciar o seu tratamento, tomando os medicamentos prescritos pelo médico, sempre se consulta comigo, para saber se tem algum problema em tomar junto com outros medicamentos, ou seja, se não vai causar interação medicamentosa.” Certa vez, ela teve uma crise alérgica e o médico prescreveu loratadina, uma vez ao dia. Mas, a paciente procurou o Farmacêutico Rodrigo e lhe disse que não gostava desse medicamento, que ele não contribuía para a sua melhora, e que ele tinha que indicar outro para ela, mas que resolvesse o seu problema.

O farmacêutico marcou uma consulta, para saber como a paciente estava utilizando o medicamento. Ela contou que tomava uma vez ao dia, sempre após o almoço. Ele a orientou a tomá-lo duas horas antes de se alimentar, pois percebeu o motivo pelo qual o fármaco não estava sendo efetivo. “Disse a ela também que a loratadina interage muito com alguns alimentos, diminuindo seu efeito. Desde então, ela não começa os seus tratamentos sem passar por uma consulta comigo, onde recebe total Atenção Farmacêutica. São essas as diferenças que podemos fazer em nossa profissão, dispensar o cuidado, a atenção farmacêutica”, relata.

Conte também a sua história, em poucas linhas, informando a cidade e o local onde trabalha, com fotos, e envie para comunicacao@crfmg.org.br

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Notícias Contatos Acesso Restrito
Anuidade
Agenda e Eventos Farmacêuticos