Visando dar mais autonomia ao farmacêutico responsável técnico em suas atribuições, o CRF/MG decidiu nessa sexta-feira, 18 de março, modificar a forma como é feita o Comunicado de Ausência. A partir da próxima semana, os comunicados poderão ser feitos em tempo real, no site do Conselho em www.crfmg.org.br – Acesso Restrito – Comunicado de Ausência.
Mas, atenção, farmacêutico: mesmo fazendo a comunicação da ausência em tempo real no site, é necessária a versão impressa, que deve ficar no estabelecimento para apresentação ao fiscal, em caso de inspeções.
Quando o afastamento ocorrer por motivo de férias, congressos, cursos de aperfeiçoamento, atividades administrativas ou outras previamente agendadas, a comunicação ao CRF/MG deverá ocorrer com antecedência mínima de seis (6) horas.
A decisão foi tomada e aprovada pelo Plenário do CRF/MG, na 3ª Reunião Plenária Ordinária (3ª POR), realizada hoje.
Esse foi um dos pontos de pauta que faz parte da reformulação do Plano de Fiscalização Anual /2022, também aprovado pelo Plenário.
Até então, o comunicado de ausência poderia ser feito com antecedência mínima de seis horas, mudança realizada também por essa gestão.
Orientação agendada
Outro ponto importante do Plano de Fiscalização Anual aprovado na 3ª RPO refere-se à orientação agendada para os estabelecimentos que não necessitem declarar horário de assistência profissional.
O objetivo é verificar como o profissional dá suporte ao estabelecimento e como o Conselho pode contribuir na qualidade dessa assistência prestada.
Para a vice-presidente Márcia Alfenas, que presidiu a 3ª RPO, e é responsável pelo Serviço de Fiscalização do CRF/MG, as mudanças aprovadas na reformulação do Plano de Fiscalização são bastante positivas e têm objetivo de contribuir com o profissional farmacêutico.
“Desde que assumimos a gestão em 2020, nos comprometemos a valorizar o trabalho dos nossos colegas, levando a eles orientações técnicas e mantendo uma fiscalização mais humanizada e não punitiva. Com esse objetivo, hoje, avançamos ainda mais, possibilitando mais autonomia ao colega responsável técnico”, ressalta a vice-presidente.
Mapa do Site