Conselhos, sindicatos e entidades de Saúde se unem em prol dos profissionais no enfrentamento da pandemia da Covid-19

Comunicação CRF/MG - 06/04/2021 às 12:58:12

Conselhos, sindicatos e entidades de Saúde se unem em prol dos profissionais no enfrentamento da pandemia da Covid-19

 

Em reunião online na noite dessa segunda-feira, 5/4, representantes das entidades dos diversos segmentos de saúde de Minas Gerais debateram os problemas enfrentados pelos profissionais da área desde o início da pandemia.

Os Conselhos e demais entidades da área de Saúde vão pontuar os problemas enfrentados pelas categorias, para futura elaboração de documento que será encaminhado ao Governo do Estado. Entre os assuntos discutidos está a falta de homogeneidade entre os protocolos de vacinação adotados pelos municípios e a necessidade de uma diretriz estadual que padronize os critérios para vacinação dos profissionais da saúde. 

 Muitas categorias, mesmo sendo linha de frente e do grupo prioritário, ainda não receberam a imunização.

Foi destacado que os Conselhos têm enfrentado dificuldade em conseguir a vacinação para todos, pois compete aos municípios a elaboração e execução do calendário de vacinação. Em alguns municípios, os profissionais de saúde são vacinados, em outros, não, fato que ocorre por falta de diretriz única do Estado, que tem apenas feito a distribuição do imunizante sem um plano que contemple a todos os profissionais de saúde.

Foi também discutido a necessidade da criação de um plano de cuidado para amparar o profissional que atua na linha de frente no enfrentamento à pandemia, que está exausto e também ansioso à espera da vacinação contra a Covid-19.

O CRF/MG participou da reunião, representado pela assessora Técnica Danyella Domingues, que ressaltou a preocupação do Conselho também com a falta dos kits para intubação, como tem acontecido. Ela falou ainda sobre a necessidade de organização do Estado para que, se houver uma terceira onda, não ocorra mais essa falta de medicamentos essenciais no tratamento do paciente internado e enfatizou a necessidade de se criar um programa de acolhimento ao profissional que está na linha de frente e bastante cansado.

A exaustão dos profissionais, a depreciação do trabalho, a falta de qualificação técnica de alguns profissionais contratados para atendimento paciente com a Covid-19 também foram debatidos na reunião.

A iniciativa dessa reunião foi do deputado federal Rogério Correia e contou com a participação da deputada estadual Ana Paula Siqueira. Participaram ainda representantes dos diversos segmentos de Saúde de Minas Gerais.







Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Notícias Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Anuidade
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Empresa Nova - Registro
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda e Eventos Farmacêuticos
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Mídias Sociais
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Responsabilidade Social
Atitude Farmacêutica
CRFMG de Vantagens
Receita Legível
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Rodrigues Caldas, 493 - Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30.190-120
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 08h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2021 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG