Após iniciativa do CRF/MG solicitando a manutenção das prescrições por farmacêuticos nas Profilaxias Pré e Pós-Exposição ao HIV/Aids (PrEP e PEP), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) pediu revisão ao Ministério da Saúde para que a suspensão seja cancelada.
Em agosto deste ano, o CRF/MG enviou ofício à SES-MG ressaltando a importância da manutenção da prescrição por farmacêuticos da PrEP e PEP. O Conselho argumentou que a medida era relevante para a ampliação do acesso dos usuários do SUS a essas estratégias preventivas.
Por meio da Coordenação de IST/Aids e Hepatites Virais, da Diretoria de Vigilância de Condições Crônicas e da Diretoria de Medicamentos Estratégicos, a SES-MG destaca em documento enviado ao CRF/MG que “elaborou um documento solicitando ao DCCI- MS a previsão para que essa suspensão seja revisada. Neste documento reforçamos que a prescrição de PEP e PrEP por profissionais farmacêuticos em um estado com as especificidades de Minas Gerais é importante para garantir acesso a essas estratégias de prevenção de forma igualitária.”
Para a presidente Júnia Célia de Medeiros, “o CRF/MG está sempre em busca de medidas que possam valorizar e manter o farmacêutico em postos de trabalho que possibilitem a sua contribuição com a saúde da população”.
Leia na íntegra!
Mapa do Site