CRF/MG aciona MPE e reforça pedido para que as prefeituras vacinem todos os farmacêuticos

Comunicação CRF/MG - 09/02/2021 às 11:14:59

CRF/MG aciona MPE e reforça pedido para que as prefeituras vacinem todos os farmacêuticos

Nessa segunda-feira, 8/2, o CRF/MG, solicitou mais uma vez às prefeituras a inclusão dos farmacêuticos, das redes pública e privada, no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19.

Reiterando o pedido encaminhado em dezembro/2020, o CRF/MG, por meio de ofício, voltou a destacar que o profissional farmacêutico tem atuado durante toda a pandemia, seja nas unidades e saúde na linha de frente, seja nas farmácias comunitárias (drogarias e farmácias), seja nos laboratórios de Análises Clínicas.

Também nessa segunda-feira, o CRF/MG solicitou a intervenção do Ministério Público Estadual (MPMG) para assegurar a imunização aos farmacêuticos da rede privada das farmácias comunitárias e laboratórios.

Na semana passada, o Conselho já tinha solicitado a intervenção do MPMG para garantir a vacina aos farmacêuticos da rede pública de saúde.

O CRF/MG continua trabalhando visando a garantia da imunização para todos os profissionais farmacêuticos. Em dezembro, encaminhou ofícios à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), à Associação Mineira de Municípios (AMM) e ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e desde o início de janeiro vem já foram encaminhados ofícios a vários municípios que priorizaram outros profissionais da saúde em detrimento dos farmacêuticos.

“O Conselho tem reforçado aos municípios que os farmacêuticos, de modo geral, não pararam desde o início da pandemia e precisam ser vacinados. Pelo contrário, as farmácias privadas foram e continuam sendo portas de acesso à boa parte da população, principalmente em localidades onde o farmacêutico é o profissional de saúde mais próximo e mais acessível aos moradores.Dessa forma se colocam em risco de contágio”, ressalta a presidente Júnia Célia de Medeiros.

A presidente lembra que o Conselho tem ainda reivindicado a vacinação nas reuniões do Conselho Estadual de Saúde, por meio do farmacêutico representante do CRF/MG, Roberto SantAnna, que tem cobrado a ação do controle social.







Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Eleições Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Validar PGRSS
Anuidade
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Empresa Nova - Registro
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda e Eventos Farmacêuticos
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Mídias Sociais
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Responsabilidade Social
Atitude Farmacêutica
CRFMG de Vantagens
Receita Legível
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Rodrigues Caldas, 493 - Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30.190-120
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 08h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2021 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG