CRF/MG aciona órgãos e autoridades para garantir proteção e segurança aos farmacêuticos

Comunicação CRF/MG - 25/03/2020 às 16:43:51

CRF/MG aciona órgãos e autoridades para garantir proteção e segurança aos farmacêuticos

Farmacêutico, o CRF/MG sabe que você está na linha de frente no atendimento à população nesse difícil momento que atravessamos. Além de manifestar o seu agradecimento, a diretoria não tem medido esforços para defender a profissão e garantir os direitos e segurança dos colegas.

Diante de denúncias dos profissionais que relatam o descumprimento das normas de segurança por parte dos estabelecimentos em que trabalham, o CRF/MG acionou o Ministério Público do Trabalho (MPT) e tomou outras providências.

Inicialmente, o CRF/MG encaminhou denúncia ao MPT relatando o descumprimento de estabelecimentos que não têm fornecido os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos farmacêuticos e suas equipes.

Na terça-feira, 24, a presidente Júnia Célia de Medeiros encaminhou ofício aos proprietários de farmácias e drogarias no estado de Minas Gerais reforçando que é responsabilidade de todos os proprietários de drogarias e farmácias e outros estabelecimentos farmacêuticos garantir a manutenção da assistência e segurança ocupacional dos farmacêuticos, fornecendo-lhes os EPIs a que têm direito. “É imprescindível que o estabelecimento prime pela segurança e forneça a todos farmacêuticos, máscaras, luvas e quaisquer outros equipamento de segurança individual, que for necessário para a sua segurança e a do paciente”, ressalta.

O Conselho também ressaltou a necessidade de garantir a proteção e segurança para os farmacêuticos no desempenho do seu trabalho junto à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e às demais 853 secretarias municipais de Saúde.

Na terça-feira, 24, o CRF/MG encaminhou ofício a todos esses órgãos solicitando o fornecimento de EPIs aos farmacêuticos e suas equipes.

 

Teste do Covid-19

Também em 24 de março, o Conselho enviou ofício aos secretários de Saúde Estadual e Municipais requerendo a realização do teste de diagnóstico do Covid-19 para todos os farmacêuticos. No documento, a presidente do CRF/MG solicitou que o teste seja realizado prioritariamente em todos os trabalhadores de farmácias e drogarias, bem como em suas equipes, pois são profissionais que estão ainda mais expostos ao risco de contaminação com o novo coronavírus.

No documento, o CRF/MG destacou a necessidade de dar autonomia técnica aos farmacêuticos para que possam adotar as medidas de contingência necessárias à manutenção da segurança de todos os envolvidos no atendimento.

O pedido também abrange os farmacêuticos, e suas equipes, dos laboratórios, postos de coleta clínicas, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), hospitais, centros de saúde e unidades hemoterápicas.

De acordo com a presidente Júnia, “o Conselho vai continuar atuando para orientar tecnicamente da melhor forma os farmacêuticos mineiros e também para assegurar a proteção que os profissionais precisam e têm direito”, frisou. 







Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Eleições Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Validar PGRSS
Anuidade
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Empresa Nova - Registro
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda e Eventos Farmacêuticos
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Mídias Sociais
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Responsabilidade Social
Atitude Farmacêutica
CRFMG de Vantagens
Receita Legível
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Rodrigues Caldas, 493 - Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30.190-120
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 08h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2021 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG