CRF/MG aciona órgãos e autoridades para garantir proteção e segurança aos farmacêuticos

Comunicação CRF/MG - 25/03/2020 às 16:43:51

CRF/MG aciona órgãos e autoridades para garantir proteção e segurança aos farmacêuticos

Farmacêutico, o CRF/MG sabe que você está na linha de frente no atendimento à população nesse difícil momento que atravessamos. Além de manifestar o seu agradecimento, a diretoria não tem medido esforços para defender a profissão e garantir os direitos e segurança dos colegas.

Diante de denúncias dos profissionais que relatam o descumprimento das normas de segurança por parte dos estabelecimentos em que trabalham, o CRF/MG acionou o Ministério Público do Trabalho (MPT) e tomou outras providências.

Inicialmente, o CRF/MG encaminhou denúncia ao MPT relatando o descumprimento de estabelecimentos que não têm fornecido os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos farmacêuticos e suas equipes.

Na terça-feira, 24, a presidente Júnia Célia de Medeiros encaminhou ofício aos proprietários de farmácias e drogarias no estado de Minas Gerais reforçando que é responsabilidade de todos os proprietários de drogarias e farmácias e outros estabelecimentos farmacêuticos garantir a manutenção da assistência e segurança ocupacional dos farmacêuticos, fornecendo-lhes os EPIs a que têm direito. “É imprescindível que o estabelecimento prime pela segurança e forneça a todos farmacêuticos, máscaras, luvas e quaisquer outros equipamento de segurança individual, que for necessário para a sua segurança e a do paciente”, ressalta.

O Conselho também ressaltou a necessidade de garantir a proteção e segurança para os farmacêuticos no desempenho do seu trabalho junto à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e às demais 853 secretarias municipais de Saúde.

Na terça-feira, 24, o CRF/MG encaminhou ofício a todos esses órgãos solicitando o fornecimento de EPIs aos farmacêuticos e suas equipes.

 

Teste do Covid-19

Também em 24 de março, o Conselho enviou ofício aos secretários de Saúde Estadual e Municipais requerendo a realização do teste de diagnóstico do Covid-19 para todos os farmacêuticos. No documento, a presidente do CRF/MG solicitou que o teste seja realizado prioritariamente em todos os trabalhadores de farmácias e drogarias, bem como em suas equipes, pois são profissionais que estão ainda mais expostos ao risco de contaminação com o novo coronavírus.

No documento, o CRF/MG destacou a necessidade de dar autonomia técnica aos farmacêuticos para que possam adotar as medidas de contingência necessárias à manutenção da segurança de todos os envolvidos no atendimento.

O pedido também abrange os farmacêuticos, e suas equipes, dos laboratórios, postos de coleta clínicas, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), hospitais, centros de saúde e unidades hemoterápicas.

De acordo com a presidente Júnia, “o Conselho vai continuar atuando para orientar tecnicamente da melhor forma os farmacêuticos mineiros e também para assegurar a proteção que os profissionais precisam e têm direito”, frisou. 











Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Notícias Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Anuidade 2020
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Parcelamento  
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda CRF/MG  
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Projetos
Responsabilidade Social
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Urucuia, 48 - Floresta
Belo Horizonte/MG | CEP: 30150-060
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 8h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2020 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG