CRF/MG alerta para os riscos no uso de superdosagem de medicamentos na motivação voluntária do suicídio

Comunicação CRF/MG - 17/09/2020 às 14:25:51

CRF/MG alerta para os riscos no uso de superdosagem de medicamentos na motivação voluntária do suicídio

Nesse mês da prevenção ao suicídio, o setembro amarelo, o CRF/MG alerta para o uso indiscriminado de medicamentos, o que tem contribuído para o aumento de casos de intoxicação de mortes. O mais grave é que as pessoas têm se intoxicado com medicamentos, em sua maioria, na tentativa de autoextermínio.

De todos os casos de intoxicação por medicamentos, 17.215 ou 72,35% foram tentativas de suicídio, conforme dados do levantamento feito pela consultoria IQVIA a pedido do Conselho Federal de Farmácia, no período de janeiro a julho desse ano.

Em 2019 foram registrados 117.357 casos de intoxicação. Desses, 96.193 foram por medicamentos, sendo que 85.178 foram motivados por tentativas de suicídio.

 

Recorrente

No período de 1997 a 2005, dados do Sistema Nacional de Informações Toxico-Farmacológicas (SINITOX) também já apontavam os medicamentos com o agente mais frequente em tentativas de suicídio por intoxicação voluntária. Dos 137.189 casos registrados os medicamentos correspondiam a 57,32% das ocorrências, principalmente nas faixas etárias de 20-29 anos e 30-39 anos.

Com relação ao agente tóxico, foi observado que medicamentos (30,3%) e associações (46,7%) entre duas ou mais substâncias foram os meios mais utilizados.

Para a presidente do CRF/MG, Júnia Célia de Medeiros, os dados são preocupantes e as pesquisas reforçam o alerta sobre o uso indiscriminado de medicamentos no Brasil. “Como profissionais de saúde que somos, nós, farmacêuticos, temos o dever de orientar e esclarecer os usuários de medicamentos sobre os riscos da automedicação e das superdosagens. Sabemos que é muito comum a farmacinha doméstica na maioria dos domicílios, mas ela pode estimular o consumo inadequado de medicamentos e ser uma facilitadora até mesmo para as tentativas de suicídio. Por isso, todo o cuidado é pouco”, ressalta a presidente.

 

Com informações do CFF







Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Eleições Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Validar PGRSS
Anuidade
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Empresa Nova - Registro
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda e Eventos Farmacêuticos
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Mídias Sociais
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Responsabilidade Social
Atitude Farmacêutica
CRFMG de Vantagens
Receita Legível
CRF ON
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Rodrigues Caldas, 493 - Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30.190-120
Telefone: (31) 3218-1000
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 08h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2022 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG