CRF/MG ao lado do Farmacêutico e da Saúde Pública

Comunicação CRF/MG - 05/02/2021 às 16:32:50

CRF/MG ao lado do Farmacêutico e da Saúde Pública

O CRF/MG inicia projeto que visa disponibilizar aos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), em especial os secretários de Saúde, o conhecimento do conjunto de atividades desenvolvidas pelo farmacêutico no âmbito do SUS, demonstrando que o CRF/MG exige a presença do profissional não apenas por uma questão legal, mas por todas suas atribuições e funções na saúde pública, que se dividem em ações técnico-gerenciais e técnico-assistenciais.

“Essas ações é que garantem o uso racional e seguro de medicamentos e a otimização dos recursos. Na prática, vamos mostrar aos gestores que farmacêutico não é custo, é investimento e benefícios para todo o sistema”, explica a presidente Júnia Célia de Medeiros.

Ela reforça que os objetivos alcançados serão mais farmacêuticos inseridos no âmbito do SUS, com ampliação desse mercado de trabalho, com regulamentação no CRF/MG de mais farmácias públicas, e a contribuição do Conselho na organização da Assistência Farmacêutica dos municípios mineiros.

Conforme a presidente, o Grupo Técnico de Trabalho (GTT) de Saúde Pública tem discutido o projeto e encaminhará uma proposta de questionário para levantamento sobre a organização da Assistência Farmacêutica Pública no estado, por meio de ficha padronizada aplicada pela Fiscalização, e fará uma programação para os workshops de Saúde Pública Regionais. Também serão feitos os termos de parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MG), Assistência Farmacêutica (SAF) e Associação Mineira de Municípios (AMM).

A diretoria do CRF/MG vai buscar o diálogo, através de reuniões institucionais, com as Secretarias Municipais de Saúde e VISAs municipais.

Juiz de Fora e Montes Claros

Reunião na Secretaria de Saúde de Juiz de Fora

As primeiras reuniões já aconteceram nas cidades de Juiz de Fora e Montes Claros.  A presidente Júnia Célia de Medeiros se reuniu com as Secretárias de Saúde de Juiz de Fora, Ana Pimentel, e com a Secretária de Saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta Gonçalves.

Nos dois municípios também foram realizadas reuniões com as Coordenações da Assistência Farmacêutica e com as Coordenações das Vigilâncias Sanitárias “Essa aproximação do CRF/MG institucionalmente com os gestores é o caminho para valorização e fixação do farmacêutico no SUS, com parceria para contribuirmos na organização da Assistência Farmacêutica dos municípios. E temos sido muito bem recebidos, com elogios à nossa aproximação. Temos certeza que vamos colher bons frutos”, avalia a presidente.







Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Eleições Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Validar PGRSS
Anuidade
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Empresa Nova - Registro
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda e Eventos Farmacêuticos
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Mídias Sociais
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Responsabilidade Social
Atitude Farmacêutica
CRFMG de Vantagens
Receita Legível
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Rodrigues Caldas, 493 - Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30.190-120
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 08h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2021 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG