Comunicação CRF/MG - 10/06/2020 às 16:18:50

CRF/MG esclarece sobre campanha de proteção à mulher vítima de violência doméstica

Buscar formas de apoio e orientação para as mulheres, principalmente às farmacêuticas, que são mais de 70% da categoria profissional no estado, é uma preocupação do CRF/MG. Em 2017, o conselho instituiu a Comissão da Mulher Farmacêutica, única nos conselhos de Farmácia de todo o país, agora denominada Grupo Técnico de Trabalho da Mulher Farmacêutica (GTTMF), coordenado pela farmacêutica Elaine Baptista.

Nessa quarta-feira, 10/6, foi lançada nacionalmente a campanha Sinal Vermelho, executada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), com apoio do Conselho Federal de Farmácia. Uma iniciativa de grande importância social, que traz preocupação à direção do CRF/MG.

A diretoria considera que as farmácias não podem ser pontos de denúncia para receber as mulheres violentadas visto ainda que os farmacêuticos não foram capacitados e orientados para essa finalidade. É preciso lembrar que muitos estabelecimentos farmacêuticos estão localizados em áreas de vulnerabilidade social, o que coloca em risco também o profissional farmacêutico.

 

Campanha mineira

A presidente do CRF/MG, Júnia Célia de Medeiros, lembra que a campanha lançada hoje é nacional e a adesão dos estabelecimentos e profissionais é voluntária. Ela ressalta que o CRF/MG, por meio do GTTM, está com projeto encaminhado, que visa medidas para reduzir a violência contra a mulher. O Conselho vai buscar apoio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por meio da Comissão em Defesa dos Direitos das Mulheres, e do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, junto à sua Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar – COMSIV.

A campanha mineira visa à produção de material orientativo para os farmacêuticos, que serão multiplicadores das informações e avisados com antecedência.

“Apoiamos todas as formas de proteção à mulher. Mas nós também temos o dever de proteger a mulher farmacêutica, que são 71% dos inscritos da nossa categoria em Minas Gerais. Nesse momento, consideramos que essa farmacêutica também está exposta a risco”, ressalta a presidente.











Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Notícias Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Anuidade 2020
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Ouvidoria
Parcelamento  
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda CRF/MG  
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Projetos
Responsabilidade Social
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Urucuia, 48 - Floresta
Belo Horizonte/MG | CEP: 30150-060
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 8h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2020 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG