Comunicação CRF/MG - 09/03/2021 às 15:24:19

CRF/MG lança a campanha Minas de Superação - Doses de Força e Competência no Dia Internacional da Mulher

 

Nessa segunda-feira, 08/03, Dia Internacional da Mulher, o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG) e o Conselho Federal de Farmácia (CFF) lançam a campanha “Minas de superação – Doses de força e competência”, com a parceria da Ordem dos Advogados do Brasil- Seção Minas Gerais-  OAB-MG e do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e com o apoio da presidente da Comissão em Defesa dos Direitos da Mulher, deputada Ana Paula Siqueira. 
Com mais de 70% de mulheres em seu quadro de inscritos, o CRF/MG é o único dos 27 CRFs do país que tem uma comissão dedicada às questões da mulher, o Grupo Técnico de Trabalho da Mulher (GTTM), coordenado pela farmacêutica Elaine Coelho Baptista.
Por acreditar que as mulheres são referência de força e garra para vencer os desafios do dia a dia, a campanha leva em consideração o contexto da pandemia. A emergência em saúde pública, em função da necessidade do isolamento social, mudou os hábitos e a rotina das famílias, em seus lares.  A vida da mulher também foi alterada em várias dinâmicas, principalmente com a carga maior de trabalho em casa e a suspensão das aulas dos filhos.
“Temos muita capacidade de superação, temos garra. Mas precisamos de um mundo mais justo e igualitário e que compreenda que não é só porque somos fortes que temos de lidar com tudo sozinhas”, avalia Elaine. 
Linhas de atuação
A campanha tem três linhas de atuação, sendo a Assistência Farmacêutica na Saúde da Mulher; o Enfrentamento da Violência contra a Mulher e a Mulher no Mercado de Trabalho.
O objetivo é capacitar os farmacêuticos para o acolhimento e o cuidado humanizado e integral em saúde das mulheres, criar um canal permanente de informação e de troca de experiências sobre a saúde da mulher, o empoderamento, a liderança, o gênero e o mercado de trabalho e as formas de enfrentamento à violência de gênero, além de orientar a população sobre os canais de denúncia e os direitos da mulher, visando à prevenção e contribuindo para a diminuição da violência de gênero durante e após a pandemia. A ideia é que a campanha seja permanente.
O CRF/MG agora disponibiliza uma landing page no seu site, www.crfmg.org.br/minasdesuperacao, sobre a campanha. Na página serão disponibilizados canais de denúncias e, posteriormente, notícias e ações pertinentes à campanha.
A presidente do CRF/MG, Júnia Célia de Medeiros ressalta que o Conselho, com mais de 70% de farmacêuticas inscritas entre os 27 mil profissionais registrados, não poderia se omitir diante da crescente violência contra a mulher.  “A incidência das várias formas de violência contra a mulher tem crescido e as farmácias por sua capilaridade e distribuição geográfica, e o farmacêutico, pela sua disponibilidade, representam, frequentemente, a primeira possibilidade de acesso ao cuidado em saúde, atuando diretamente no acolhimento e orientação da população. A nossa campanha é para todo o ano e não somente para marcar uma data”, ressalta a presidente.  
A realidade de Minas Gerais acompanha o quadro nacional. As mulheres são maioria também entre os mais de 230 mil farmacêuticos do país. O presidente do CFF, Dr. Walter da Silva Jorge João, elogia e apoia a iniciativa do CRF/MG, pela pertinência e a importância. “Parabéns à equipe responsável e à Diretoria do Conselho! Para nós, do CFF, é uma satisfação apoiar essa causa, pois como farmacêuticos, podemos contribuir na orientação não só das mulheres, mas de toda a população que frequenta os estabelecimentos farmacêuticos. Temos certeza que a campanha Minas de Superação vai além do denuncismo das diversas formas de violência contra a mulher. Ela vai contribuir para o empoderamento e o esclarecimento das mulheres”, avalia o presidente do CFF.







Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Eleições Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Validar PGRSS
Anuidade
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Empresa Nova - Registro
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda e Eventos Farmacêuticos
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Mídias Sociais
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Responsabilidade Social
Atitude Farmacêutica
CRFMG de Vantagens
Receita Legível
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Rodrigues Caldas, 493 - Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30.190-120
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 08h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2021 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG