O CRF/MG lança o projeto “Receita Legível”, com o objetivo de orientar os profissionais de saúde em prol da segurança do paciente.
A dispensação de receitas com prescrições ilegíveis é um ato comumente adotado por farmacêuticos, porém, extremamente arriscado do ponto de vista da segurança do paciente e até para o próprio farmacêutico.
Visando conscientizar os farmacêuticos para adoção de práticas seguras na dispensação de medicamentos e os prescritores para adoção de uma receita legível e bem explicada, o CRF/MG dá início ao projeto.
A ideia é orientar os farmacêuticos e incentivá-los para ação multidisciplinar e interação com outros profissionais prescritores. “O nosso objetivo é reduzir o número de prescrições ilegíveis e garantir a segurança do paciente no momento da dispensação do medicamento. No entanto, os benefícios do projeto somente serão alcançados com o apoio e parceria de outras entidades, em especial do CRM/MG, para orientação de seus profissionais”, ressalta a presidente Júnia Célia de Medeiros.
O CRF/MG já solicitou a parceria do CRMMG nesse projeto que beneficia a todos.
Formulário
Como ferramenta do projeto “Receita Legível”, estamos disponibilizando aos farmacêuticos e à sociedade um formulário eletrônico para o encaminhamento das prescrições ilegíveis gerando, a partir disso, dados para que todos os conselhos de classe da área da Saúde de Minas Gerais possam orientar seus profissionais.
O link do formulário encontra-se disponível em: https://www.crfmg.org.br/site/Projeto/receitaIlegivel
Mapa do Site