CRF/MG participa de reunião sobre falta de medicamentos para Covid-19 nos hospitais de Minas Gerais

Comunicação CRF/MG - 15/07/2020 às 16:30:37

CRF/MG participa de reunião sobre falta de medicamentos para Covid-19 nos hospitais de Minas Gerais

O CRF/MG participou na última terça-feira, 14/7, de mais uma reunião proposta pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para discutir sobre o desabastecimento de medicamentos usados no tratamento da Covid-19 em hospitais de Belo Horizonte e no interior do Estado.

Estão faltando medicamentos essenciais como anestésicos e bloqueadores neuromusculares, entre outros, para os pacientes que necessitam serem entubados, em consequência da insuficiência respiratória provocada pelo novo coronavírus.

Várias entidades participam dessa rede e tentam buscar soluções para amenizar o problema que tem afetado o atendimento nos hospitais. A própria Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) admite a dificuldade em adquirir medicamentos do principal fornecedor de anestésicos, que não aceitou a adesão do órgão à Ata de Compra de Medicamentos, em vigência.

Como informa o representante do CRF/MG, Waltovânio Cordeiro de Vasconcelos, que participou da reunião, conseguiu-se um contrato por meio da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) para aquisição de medicamentos para abastecer as unidades hospitalares mineiras.

O CRF/MG manifestou preocupação diante do grave problema e se colocou à disposição para ajudar a encontrar formas para solucioná-lo.

Ficou acertado que a SES-MG vai cobrar dos hospitais informações acerca dos estoques de medicamentos, cujo assunto será tema da próxima reunião marcada para o dia 28 deste mês.

A reunião foi presidida pela Procuradora-Geral de Justiça Adjunta Institucional, Cássia Virgínia Serra Teixeira Gontijo e dela participaram também representantes da SES-MG, da Secretaria de Governo do Estado de Minas Gerais (Segov), Subsecretaria de Gestão Logística da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), Federação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais Filantrópicos e Entidades de Filantropia e Beneficência do Estado de Minas Gerais (Federassantas), Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA) Associação dos Hospitais de Minas Gerais e Central do Hospitais, Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG); Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) e Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).

 







Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Eleições Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Validar PGRSS
Anuidade
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
Denúncias  
Empresa Nova - Registro
Impressão CRT
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda e Eventos Farmacêuticos
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Mídias Sociais
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Responsabilidade Social
Atitude Farmacêutica
CRFMG de Vantagens
Receita Legível
CRF ON
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Rodrigues Caldas, 493 - Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30.190-120
Telefone: (31) 3218-1000
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 08h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2024 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG