O CRF/MG participou na última terça-feira, 14/7, de mais uma reunião proposta pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para discutir sobre o desabastecimento de medicamentos usados no tratamento da Covid-19 em hospitais de Belo Horizonte e no interior do Estado.
Estão faltando medicamentos essenciais como anestésicos e bloqueadores neuromusculares, entre outros, para os pacientes que necessitam serem entubados, em consequência da insuficiência respiratória provocada pelo novo coronavírus.
Várias entidades participam dessa rede e tentam buscar soluções para amenizar o problema que tem afetado o atendimento nos hospitais. A própria Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) admite a dificuldade em adquirir medicamentos do principal fornecedor de anestésicos, que não aceitou a adesão do órgão à Ata de Compra de Medicamentos, em vigência.
Como informa o representante do CRF/MG, Waltovânio Cordeiro de Vasconcelos, que participou da reunião, conseguiu-se um contrato por meio da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) para aquisição de medicamentos para abastecer as unidades hospitalares mineiras.
O CRF/MG manifestou preocupação diante do grave problema e se colocou à disposição para ajudar a encontrar formas para solucioná-lo.
Ficou acertado que a SES-MG vai cobrar dos hospitais informações acerca dos estoques de medicamentos, cujo assunto será tema da próxima reunião marcada para o dia 28 deste mês.
A reunião foi presidida pela Procuradora-Geral de Justiça Adjunta Institucional, Cássia Virgínia Serra Teixeira Gontijo e dela participaram também representantes da SES-MG, da Secretaria de Governo do Estado de Minas Gerais (Segov), Subsecretaria de Gestão Logística da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), Federação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais Filantrópicos e Entidades de Filantropia e Beneficência do Estado de Minas Gerais (Federassantas), Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA) Associação dos Hospitais de Minas Gerais e Central do Hospitais, Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG); Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) e Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).
Mapa do Site