O CRF/MG, em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, realizou nesta quinta-feira, 22/6, uma ação para conscientização sobre os perigos da automedicação e coleta de medicamentos vencidos ou em desuso.
A Semana de Conscientização e Combate à Automedicação acontece anualmente na quarta semana de junho e é assegurada desde 2015, pela lei estadual 21.782.
Durante a campanha, o Grupo Técnico de Trabalho de Fitoterapia realizou uma demonstração com plantas e fitoterápicos para enfatizar que seu uso também requer orientação farmacêutica. O GTT serviu chá com ativos medicinais de capim-limão para os visitantes e proporcionou experiências com óleos essenciais.
“Como profissionais de saúde, é nosso papel conscientizar a população sobre os riscos da automedicação. Medicamento é coisa séria e, dependendo da dose, tanto curam quanto podem levar à morte. Antes de se automedicar, procure um farmacêutico, se informe sobre os efeitos adversos que o produto pode causar. Lembre-se o que é bom para o seu vizinho, pode não ser para você”, afirmou a presidente Júnia Célia de Medeiros.
Foram recolhidas duas bombonas, com a capacidade de 150 litros, cheias de medicamentos que será descartado de maneira adequada pela empresa parceira CRBIOLOGIC. O projeto institucional “Traga de Volta” tem o intuito de contribuir para redução do impacto negativo ambiental relacionado ao descarte inadequado dos medicamentos pós-consumo, vencidos ou não utilizados.
A deputada Ana Paula Siqueira compareceu na ação. Desde a primeira edição, a parlamentar tem atuado na ALMG para a realização dessa ação de orientação à população. Também esteve no evento a 1º vice-presidente da ALMG, a deputada Leninha.
Mapa do Site