Esclarecimento do CRF/MG em relação à vacinação dos farmacêuticos contra a COVID-19

Comunicação CRF/MG - 29/03/2021 às 16:51:58

Esclarecimento do CRF/MG em relação à vacinação dos farmacêuticos contra a COVID-19

A tentativa de desconstrução da imagem e das ações do CRF/MG durante a pandemia, especialmente em relação à vacinação, fere não somente toda demonstração de valor dada à classe farmacêutica, como minimiza a dedicação de cada colega que luta junto e cobra de seus gestores municipais a vacinação dos farmacêuticos.

Mesmo antes da divulgação do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a COVID-19, em dezembro o CRF/MG encaminhou ofício ao Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG) e a deputados estaduais solicitando apoio para a inclusão dos farmacêuticos como grupo prioritário. Buscamos também a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que prontamente nos atendeu e reafirmou que a classe farmacêutica faz parte do grupo de profissionais da saúde que devem ser priorizados na vacinação.

No início da vacinação contra a COVID-19, diante do baixo fornecimento de vacinas, identificamos que caberia aos municípios a operacionalização do plano e que estes deveriam decidir a ordem dos grupos prioritários, de acordo com as características regionais e populacionais.

Fizemos assim uma intensa força tarefa quando encaminhamos ofício ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems/MG), à Associação Mineira de Municípios (AMM) e aos 853 municípios mineiros. Além disso, nossos diretores e fiscais recorreram pessoalmente a muitos destes gestores para solicitar a priorização dos farmacêuticos na campanha vacinal.

Dedicamos um canal exclusivo para atender as questões relacionadas à vacina (vacinacovid19@crfmg.org.br). Nossa assessoria jurídica entra em contato com todos os municípios que porventura criam obstáculos para vacinação dos farmacêuticos e, se for preciso, não deixaremos de cobrar judicialmente o nosso direito.

Contudo, nossa ação mais efetiva e importante foi promover a união dos profissionais que realmente se importam com a profissão, que pegaram nossos ofícios e comunicados e, pessoalmente, foram aos seus gestores municipais lutar pela vacina.

As ações do CRF/MG foram e são divulgadas em nossos canais de comunicação e estas têm sido elogiadas e servido de exemplo para vários conselhos do Brasil.

Nossas ações não foram esgotadas e não serão enfraquecidas até que cada colega tenha sido vacinado.

Diretoria do CRF/MG







Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Eleições Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Validar PGRSS
Anuidade
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Empresa Nova - Registro
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda e Eventos Farmacêuticos
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Mídias Sociais
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Responsabilidade Social
Atitude Farmacêutica
CRFMG de Vantagens
Receita Legível
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Rodrigues Caldas, 493 - Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30.190-120
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 08h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2021 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG