Farmacêuticos podem contribuir para aumentar a adesão à vacinação

Comunicação CRF/MG - 13/02/2020 às 10:48:15

Farmacêuticos podem contribuir para aumentar a adesão à vacinação

O sarampo é uma doença infecciosa grave, provocada por vírus, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, podendo ser contraída por pessoas de qualquer idade. A única forma de prevenção é a vacina fornecida de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). E a primeira etapa da campanha já começou e tem como público-prioritário crianças e jovens entre 5 e 19 anos que não foram vacinados ou que tenham o esquema de vacinação incompleto. 

E o CRF/MG preocupa-se com a baixa adesão da população às campanhas de vacinação e quer subsidiar o farmacêuticos com informações para que eles, como profissionais da saúde, possam difundir as devidas orientações para os seus pacientes, a sua clientela.
Para se ter ideia da importância da vacinação, de acordo com informações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) o Brasil registrou entre fevereiro de 2018 e dezembro de 2019 mais de 28 mil casos da doença, que, até então, estava erradicada no país. 
Em Minas Gerais, em 2019, foram confirmados 136 casos da doença. Somente no município de Belo Horizonte 52 casos, sendo 15 importados e 37 autóctones. 

O Estado já iniciou a campanha de vacinação e o profissional farmacêutico pode contribuir para aumentar a adesão à imunização. “Sabemos que a nossa atuação como farmacêuticos amplia o acesso da população à imunização”, observa a presidente do CRF/MG, Júnia Célia de Medeiros. 
Nessa sexta-feira, dia 14/2, a partir das 14h, a segunda Plenária técnica do CRF/MG vai tratar exatamente da “Atuação do farmacêutico em serviços de vacina”. 

A atuação do farmacêutico nos serviços de vacinação inclui identificação das necessidades e problemas de saúde do paciente, precauções e contraindicações relativas à vacinação, análises da prescrição, preparo, administração e descarte correto dos resíduos, acompanhamento do paciente e ainda educação das pessoas sobre os cuidados e precauções relativos à vacinação.

Participe da Plenária, presencialmente ou pelo Facebook.

Mais informações sobre a doença estão disponíveis no site da SES-MG em www.saude.mg.gov.br/sarampo 

 

Com informações da SES-MG e SMSA











Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Notícias Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Anuidade 2020
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Ouvidoria
Parcelamento  
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda CRF/MG  
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Projetos
Responsabilidade Social
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Urucuia, 48 - Floresta
Belo Horizonte/MG | CEP: 30150-060
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 8h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2020 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG