Em mais uma iniciativa para buscar alternativas que visem à valorização da profissão farmacêutica, a diretoria nomeou e se reuniu nessa sexta-feira, 06 de maio, com os farmacêuticos do Grupo Técnico de Comissão Assessora Parlamentar (GTCAP) do CRF/MG.
Instituída pela Portaria nº 053/2022, a Comissão tem a finalidade de promover a mobilidade da agenda parlamentar nos assuntos de interesse do CRF/MG junto aos poderes legislativos constituído, fazer as articulações e acompanhar os projetos de lei de interesse da categoria farmacêutica.
Para a presidente Júnia Célia de Medeiros, que também integra o Grupo Técnico de Trabalho, essa é mais uma ação do Conselho com objetivo de proteger os interesses dos farmacêuticos. “Precisamos ficar alertas às ameaças políticas à nossa profissão e trazer projetos de lei de interesse da categoria”, enfatizou.
Composta por 12 farmacêuticos, o grupo que compõe esse GT tem o papel de defender os PLs mais importantes, saber quem são os parlamentares envolvidos, acompanhar a tramitação dos mesmos, fazer a interlocução entre o CRF/MG e os políticos e até propor
Compõem o GTCAP os farmacêuticos:
Aparecida Ferreira de Oliveira – Belo Horizonte
Alyson Sampaio Finamor de Moraes - Cambuí
Anderson Leandro Gonçalves Pires - Itambacuri
Carlos Alberto Silva Barbosa - Cataguases
Jonh Marcos de Almeida – Belo Horizonte
Roncali Coelho Soares – Governador Valadares
Waltovânio Cordeiro de Vasconcelos - Betim
Webert José Paranhos - Timóteo
Júnia Célia de Medeiros - Betim
Márcia Cristina de Oliveira Alfenas - Betim
Sebastião José Ferreira – Coronel Fabriciano
Christian Francisco de Matos – João Monlevade
O GT será coordenado pela farmacêutica Aparecida Oliveira, assessora de diretoria do CRF/MG.
Visita à Assembleia Legislativa
Após a nomeação dos integrantes, parte da Comissão foi recebida até a Assembleia Legislativa, sendo recebida no gabinete da deputada estadual Ana Paula Siqueira, autora de três projetos de leis que beneficiam os farmacêuticos, como o Receita Legível, o piso salarial estadual e a obrigatoriedade da assistência farmacêutica nas transportadoras de medicamentos, todos a pedido do CRF/MG.
O grupo de farmacêutico pediu à parlamentar apoio nas demandas dos farmacêuticos.
A presidente lembrou que tramitam 26 projetos de lei em Minas Gerais e cerca de 300 em nível nacional que dizem respeito a medicamentos e à profissão farmacêutica, sendo alguns de interesse da categoria, outros não.
A deputada parabenizou a iniciativa do CRF/MG em criar o GT da Comissão Assessora Parlamentar e se comprometeu empenhar para contribuir nas demandas dos farmacêuticos. “O parlamento é muito dinâmico e essa comissão é muito importante, pois vai garantir maior presença da pauta e mais segurança nos projetos que tramitam e irão tramitar no Legislativo. Parabenizo o CRF/MG por mais essa iniciativa”, ressaltou a deputada.
Para saber quase projetos tramitam na ALMG e na Câmara dos Deputados acesse:
https://crfmg.org.br/arquivos/projeto-lei-camara.pdf
Mapa do Site