O programa Minas de Superação- Doses de força e competência - deu mais um passo nessa quinta-feira, 22/4, quando os farmacêuticos fiscais receberam treinamento para contribuírem na orientação aos colegas, visando reduzir a incidência da violência de todos os tipos contra a mulher.
A vice-presidente Márcia Alfenas abriu os trabalhos da reunião lembrando que nessa gestão a palavra humanização é ponto de pauta todos os dias. “Implementamos um novo conceito na fiscalização, que levar apoio, orientação técnica e contribuir com os nossos colegas farmacêuticos. Agora, precisamos de vocês também para sensibilizá-los sobre as violências sofridas pela mulher”, enfatizou.
A conselheira federal suplente Elaine Baptista, coordenadora do Grupo Técnico de Trabalho da Mulher, apresentou o projeto aos fiscais e os convidou a participarem do programa. Ela lembrou que os profissionais farmacêuticos devem ser capacitados para colaborar no cuidado integral à saúde da mulher, realizando um atendimento humanizado e qualificado.
Conforme lembrou, todo o cronograma dos treinamentos será disponibilizado no hotsite https://www.crfmg.org.br/minasdesuperacao/.
Para falar sobre as formas de violência contra a mulher foram convidados o doutor psicólogo Felippe Lattanzio, coordenador do Instituto Albam, e o juiz de Direito da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), dr. Leonardo Guimarães Moreira.
Lattanzio enumerou algumas situações que chegam em seu consultório, fatos corriqueiros que acontecem em todas as camadas sociais, em relação á violência de gênero contra a mulher. Comentou ainda que o uso exagerado do álcool e outras drogas podem ser facilitadores para desencadear situações de violência e que as ameaças, em muitas situações, acontecem de forma intrínseca.
O juiz Leonardo também ressaltou a necessidade de socorrer a mulher em situação de violência. “Não podemos nos acovardar diante de uma situação quando há uma mulher pedindo socorro. É preciso arregaçar as mangas e envolver nessa temática”, pontuou.
Mapa do Site