O Plenário e o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais, na qualidade de membro do Conselho Curador da Fundação Ezequiel Dias (Funed), repudiam a decisão do presidente da Funed, Felipe Attiê, em não comparecer nem designar um representante na entrega da Ordem Nacional do Mérito Científico, em cerimônia em Brasília, pelas mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A Ordem Nacional do Mérito Científico é uma distinção de relevância concedida a personalidades e entidades renomados, tais como Dr. Carlos Chagas, Dr. Oswaldo Cruz, Dr. Albert Einstein, Instituto Butantan e Fundação Oswaldo Cruz, dentre outros.
A Funed é uma das mais importantes instituições científicas do estado de Minas Gerais, com louvável trajetória de pesquisa, inovação e desenvolvimento, contribuindo significativamente para o avanço da ciência e da tecnologia no Brasil, com o excelente atual corpo profissional fazendo jus ao reconhecimento nacional, por meio da outorga dessa distinção, fruto de indicação por renomados cientistas brasileiros que enxergaram esse constante esforço.
A decisão monocrática do presidente Attiê é um desrespeito aos pesquisadores da Funed ao estado de Minas Gerais e, à própria instituição, além de configurar um retrocesso para a ciência brasileira e um sinal de descaso com o papel que ela desempenha na sociedade. É um sinal de que o governo do Estado, além de não valorizar a ciência, não está comprometido com o avanço do conhecimento e do futuro da nação.
A ciência é um bem público e não propriedade individual e não há justificativa para o fato de o senhor presidente não ter comparecido ou ter indicado alguém afinado com o tema para representar a Entidade, que é muito maior do que seus dirigentes e, a distinção, se faz pelo reconhecimento do país aos trabalhos realizados por seus cientistas.
Mapa do Site