Amamentar não é só o ato de nutrir. É também um processo de interação entre a mãe e o bebê e visa a segurança alimentar para a promoção da saúde e bem-estar de ambos.
Com objetivo de informar lactantes e profissionais da saúde, especialmente os farmacêuticos, o CRF/MG disponibiliza a Nota Técnica “Classificação de risco da utilização de medicamentos na lactação”. A nota realizada em parceria com o Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM) da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) esclarece que o uso de medicamentos é um dos principais motivos que fazem com que as mulheres interrompam a amamentação precocemente, seja pelo receio de causar algum dano à criança, por falta de informações adequadas, seja por orientações incorretas de profissionais da saúde, de amigos e familiares.
De acordo com a nota, a maioria dos fármacos pode ser usada durante a amamentação e não deveria ser motivo para o desmame precoce.
A publicação explica sobre:
-Classificação da exposição da criança aos fármacos presentes no leite materno
-Risco dos medicamentos na lactação
-Classificação dos medicamentos recomendados e não recomendados durante a lactação
-Recomendações para reduzir a exposição da criança aos medicamentos utilizados pela lactante e informa ainda os medicamentos contraindicados durante a lactação.
Confira a Nota Técnica na íntegra
Mapa do Site