Todo dia é dia do autocuidado, de manter hábitos saudáveis e ficar alerta aos sintomas para a prevenção do câncer de mama, doença que ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no País, com taxa de mortalidade ajustada (que mede os riscos em termos percentuais) por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23 por 100 mil habitantes. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
E o farmacêutico, como profissional da saúde, tem muito a contribuir na orientação ao paciente, ouvindo-o e alertando-o a manter hábitos saudáveis, a realizar os exames e consultas de prevenção, em como fazer o uso correto da medicação prescrita.
O mês de outubro, com a campanha Outubro Rosa, é um movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente. O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, para contribuir com a redução da incidência e da mortalidade pela doença.
O CRF/MG apoia essa campanha de prevenção e faz um alerta também às farmacêuticas para que se cuidem e não deixem de realizar o autoexame e as consultas necessárias.
Prevenção sempre é o melhor remédio!
*Com dados do INCA
Mapa do Site