Comunicação CRF/MG - 22/03/2022 às 17:03:43

Plenária técnica do CRF/MG aborda a terceirização dos serviços farmacêuticos no SUS

O CRF/MG realizou nesta sexta-feira, 18/03, a plenária com o tema técnico “Terceirização dos Serviços Farmacêuticos do SUS”. O encontro cumpre o propósito do conselho de informar os farmacêuticos sobre temas relevantes e com profissionais qualificados para auxiliá-los em suas tomadas de decisão.

A plenária discutiu sobre o processo de terceirização, através de organização social, que tem sido feito em vários municípios do estado e pela rede estadual de saúde, Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig). Durante a abertura da plenária, a vice-presidente, Márcia Alfenas, falou da importância das discussões técnicas promovidas pela Diretoria e a necessidade de conhecer a realidade dos farmacêuticos nos municípios.

O diretor do Sinfarmig, Rilke Novato, ressaltou que muitas destas organizações sociais não têm experiência em gestão pública e sua sede está localizada em municípios pequenos, com pouco ou nenhum equipamento de saúde de alta complexidade. E nesse contexto, passam a administrar grandes hospitais da capital ou em cidades da região metropolitana.

 “Em outras perspectivas, a proposta de terceirização (objeto de licitação) não partiu de estudos prévios para verificar a necessidade, a abrangência ou o custo aproximado, a ser gasto pelo estado ou município para informações de licitação.” reitera o farmacêutico Roberto Santana do Conselho Estadual de Saúde de MG.

A representante do Sind-Saúde de Goiás que participou de semelhante processo açodado do serviço público no seu estado, relatou sobre as consequências da terceirização em hospitais públicos, sobre a perda da qualidade da atenção à saúde, e, sobretudo a falta da fiscalização dos serviços prestados por essas OS´s.

Para a presidente do CRF/MG, Júnia Célia de Medeiros, a realização de concursos públicos e a reorganização da Assistência Farmacêutica no SUS local é uma evolução histórica na saúde pública. Isto permite ao farmacêutico e demais profissionais de saúde, um trabalho autônomo e com o foco no atendimento ao paciente.

Os farmacêuticos puderam acompanhar a discussão por meio do canal do Youtube do conselho. A transmissão está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BEeTJOvMP1c







Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Eleições Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Validar PGRSS
Anuidade
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Empresa Nova - Registro
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda e Eventos Farmacêuticos
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Mídias Sociais
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Responsabilidade Social
Atitude Farmacêutica
CRFMG de Vantagens
Receita Legível
CRF ON
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Rodrigues Caldas, 493 - Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30.190-120
Telefone: (31) 3218-1000
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 08h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2022 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG