Segunda plenária do CRF/MG aprova a criação de delegados regionais e debate testes para Covid

Comunicação CRF/MG - 11/02/2022 às 17:52:41

Segunda plenária do CRF/MG aprova a criação de delegados regionais e debate testes para Covid

 

 

O CRF/MG realizou nessa sexta-feira, 11/02, a segunda Reunião Plenária Ordinária (RPO) e a primeira do ano com o tema técnico “Testes rápidos e autotestes de Covid”.

Entre os pontos debatidos na POR, os conselheiros aprovaram por unanimidade o projeto Delegados Regionais, que será instituído por essa gestão no estado.

Ficou deliberada a nomeação de até 66 Delegados farmacêuticos, relacionados às microrregiões, que irão representar o Conselho. “Não conseguimos estar nos 853 municípios simultaneamente. Queremos conhecer as opiniões, saber das dúvidas e contribuir com os colegas de todas as regiões. Com esse projeto, os Delegados Regionais serão os olhos do Conselho, o que permitirá aumentar a representatividade dos farmacêuticos”, ressalta a presidente Júnia Célia de Medeiros.

Ela lembra que os Delegados serão nomeados pela diretoria e todos vão prestar um trabalho honorífico à categoria.

Entre as atribuições dos Delegados Regionais estão:

-Acompanhar e intermediar junto ao CRF/MG as demandas individuais e coletivas da classe farmacêutica de sua região;

-Agir em prol da valorização do profissional farmacêutico e do aprimoramento da assistência farmacêutica em sua região.

-Acompanhar as ações das Prefeituras, Câmaras de Vereadores, Vigilâncias Sanitárias, Gerências Regionais de Saúde (GRS) e Conselhos Municipais de Saúde, e outros entes públicos e/ou privados, reportando ao CRF/MG quaisquer fatos relevantes às atividades ou interesses da classe farmacêutica.

-Representar o CRF/MG junto às autoridades, instituições de ensino, órgãos de saúde, entidades privadas ou públicas, associações e demais órgãos, mediante convite e indicação prévia da Diretoria;

-Representar o CRF/MG, mediante convite e indicação prévia da diretoria, em entrevistas, eventos ou palestras;

-Zelar e difundir entre os profissionais farmacêuticos de sua região o fiel cumprimento do Código de Ética, assim como das leis, normas sanitárias e resoluções que regem a atividade farmacêutica;

-Comunicar ao CRF/MG situações observadas em sua região que comprometam o exercício digno da profissão farmacêutica, assim como atividades de profissionais ou de empresas registradas no CRF/MG que comprometam a boa reputação da profissão e a saúde da comunidade;

-Auxiliar a diretoria do CRF/MG no planejamento, organização, coordenação e execução de cursos, eventos e ações de interesse dos farmacêuticos de sua região;

-Fomentar a participação dos farmacêuticos de sua região em associações, conselhos e comissões de saúde;

-Difundir os projetos e ações do CRF/MG entre a classe farmacêutica de sua região.

Plenária Técnica

Atual e polêmico, o tema “Testes rápidos e autotestes para Covid-19”, rendeu um bom debate, após a explanação do farmacêutico bioquímico André José de Araújo, coordenador do Grupo Técnico de Trabalho de Análises Clínicas do CRF/MG, e do vice-presidente do Sincofarma, Rony Anderson de Andrade Rezende.

No debate ficou clara a importância da realização dos testes rápidos em farmácias, levando-se em consideração a biossegurança, a qualidade para a coleta do exame, a divulgação e a notificação dos resultados junto ao Ministério da Saúde, como lembrou o farmacêutico André Araújo.

O representante do comércio varejista de farmácias e drogarias ressaltou que os testes rápidos são realizados na farmácia apenas como forma de triagem e os autotestes somente deverão ser comercializados após a liberação do registro pela Anvisa.

“É importante que os autotestes sejam entregues ao paciente somente com a orientação do farmacêutico”, ponderou o coordenador do GT de Análises Clínicas.

A presidente Júnia Célia de Medeiros finalizou a reunião argumentando que “o CRF/MG se preocupa com a qualidade dos testes e a segurança do paciente, pois o Conselho é o sinalizador dos caminhos éticos e técnicos para o profissional farmacêutico. O Conselho está de portas abertas para oferecer orientação técnica e muitas já estão em nosso site”, enfatizou.

.







Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Eleições Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Validar PGRSS
Anuidade
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Empresa Nova - Registro
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda e Eventos Farmacêuticos
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Mídias Sociais
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Responsabilidade Social
Atitude Farmacêutica
CRFMG de Vantagens
Receita Legível
CRF ON
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Rodrigues Caldas, 493 - Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30.190-120
Telefone: (31) 3218-1000
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 08h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2022 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG