O Programa   ←←
O descarte inadequado de Resíduos de Serviços de Saúde, incluindo medicamentos, traz uma série de riscos para o meio ambiente e para a população. Por isso, todos os estabelecimentos de saúde do país devem possuir um programa de gerenciamento de seus resíduos, permitindo o manejo e descarte seguros. 

Apesar dessas regras, infelizmente, há poucas alternativas consolidadas e amplamente divulgadas para que a população descarte seus medicamentos vencidos ou não utilizados. Assim, as pessoas acabam descartando-os no lixo comum ou esgoto o que, claramente, prejudica o meio ambiente e ainda expõe os seres vivos à contaminação por esses produtos. 

O Programa TRAGA DE VOLTA, coordenado pelo Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG), visa promover, em parceria com farmácias, drogarias e outros serviços de saúde, alternativas para que a população descarte seus medicamentos vencidos ou não utilizados. 

O objetivo é que todas as farmácias possam agregar aos seus resíduos para descarte, os medicamentos vencidos entregues pela população. Com isso, ganham o meio ambiente; reduzindo a contaminação da água, do solo, do ar, da fauna e flora pelas substâncias químicas presentes nos medicamentos; a farmácia, que fideliza sua clientela, associando-se a imagem de empresa ambientalmente sustentável e toda a população, ao serem evitados acidentes e contaminação pelo uso ou descarte indevido de medicamentos.


Como funciona o programa?   ←←
TRAGA DE VOLTA é um programa institucional do CRF/MG, de adesão voluntária, cujo objetivo é divulgar todas as empresas farmacêuticas que disponibilizam coletores de medicamentos vencidos e/ou inutilizados à população. O intuito é contribuir para redução do impacto negativo ambiental, social e econômico, relacionados ao descarte inadequado dos medicamentos pós-consumo, vencidos ou não utilizados. 

O programa TRAGA DE VOLTA destina-se a empresas, sob responsabilidade técnica de profissionais farmacêuticos, caracterizadas como: Farmácias sem manipulação (drogarias); Farmácias com manipulação, alopáticas e/ou homeopáticas. 

Todas as farmácias e drogarias com sede no Estado de Minas Gerais, devidamente registradas, podem se cadastrar e permitir que a sua comunidade leve em seu estabelecimento os medicamentos armazenados nas residências, vencidos ou não utilizados, para serem descartados juntamente com os resíduos gerados no próprio estabelecimento.


Quais são os objetivos do programa?   ←←
1. Conscientizar os farmacêuticos sobre a importância de projetos sociais - VOLUNTÁRIOS
2. Orientar tecnicamente os profissionais, funcionários e proprietários dos estabelecimentos farmacêuticos para o correto manejo e descarte dos medicamentos; 
3. Incentivar farmácias a serem pontos de coleta de resíduos medicamentos vencidos e/ou inutilizados domiciliares; 
4. Incentivar e orientar a população para o descarte correto e seguro dos resíduos de medicamentos pós-consumo, vencidos ou não utilizados; 
5. Promover a conscientização e a sensibililização dos estabelecimentos farmacêuticos no cuidado individual e coletivo da população, no que se refere à gestão ambiental e à logística reversa de medicamentos.


Quais são os pré-requisitos para participar do programa?   ←←
São pré-requisitos básicos para cadastramento, credenciamento e permanência no programa os seguintes documentos: 
1. Certidão de Regularidade Técnica Válida; 
2. Alvará Sanitário atualizado; 
3. Contrato de prestação de serviços com empresa especializada pela destinação final dos resíduos dos serviços de saúde devidamente licenciada junto aos órgãos fiscalizadores.
4. PGRSS (Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde); 
5. Assinatura do Termo de Compromisso disponível no site.


Quais são os benefícios para empresas parceiras do TRAGA DE VOLTA?   ←←
Além dos benefícios sociais e ambientais, a empresa cadastrada no TRAGA DE VOLTA receberá o suporte técnico, modelo de materiais e informações sobre o descarte adequado de medicamentos.
O CRF/MG divulgará em seu site, e em várias mídias espontâneas, os estabelecimentos cadastrados no programa, que serão referência em sua localidade. Cada empresa receberá um certificado do TRAGA DE VOLTA, para que a população a identifique como socialmente responsável e apoiadora de um programa de responsabilidade ambiental.


Como as empresas podem participar do TRAGA DE VOLTA?   ←←
Todas as farmácias e drogarias registradas no CRF/MG podem participar do TRAGA DE VOLTA. Basta acessar o site, preencher o cadastro, ler e concordar com o termo de adesão, e clicar em cadastrar. 
Após o cadastro, o CRF/MG fará uma análise técnica dos dados e em até 72 horas encaminhará uma resposta sobre o deferimento.

Importante: É fundamental que todo estabelecimento cadastrado no programa tenha condições legais e sanitárias para prestar um serviço seguro para a população. Por isso, ao se cadastrar, o farmacêutico deve se responsabilizar por manter TODOS os documentos citados válidos, sendo a responsabilidade civil e criminal solidária.

Qualquer dúvida sobre o cadastro pode ser encaminhada para o email: tragadevolta@crfmg.org.br
COMISSÃO RESPONSÁVEL
Coordenadora
Farmª. Gizele Souza Silva Leal

Assessora Técnica
Farmª. Alessandra Guimarães Diório Mól
Farmª. Maria Cláudia Moreira de Faria

Grupo Técnico de Trabalho de Resíduos
e Meio Ambiente do CRF/MG

Farmª. Dhyemila de Paula Montalvani
Farmª. Jeice de Souza Ignácio
Farmª. Leandro Catarina Leal
Farmª. Pâmela Souza Almeida Silva Gerheim
CRF/MG
Rua Rodrigues Caldas, 493
Santo Agostinho - BH/MG
CEP: 30.190-120
Telefone: (31)3218-1000

Horário de funcionamento:
De segunda a sexta,
de 08h às 17h