Rádio ONU - 01/02/2018 às 12:52:29

OMS alerta sobre resistência generalizada a antibióticos

A Organização Mundial da Saúde, OMS, alertou esta segunda-feira sobre a resistência generalizada aos antibióticos que são usados para combater bactérias que causam várias infeções comuns.

Os mais frequentes agentes causadores de doenças são a Escherichia coli, E.coli, que provoca infeções do trato urinário. As outras são as bactérias que causam a pneumonia, a "klebsiella pneumoniae, a staphylococcus aureus e a Streptococcus pneumoniae, seguidas pela salmonella".

Dados

Esta segunda-feira, a agência lançou o Sistema Mundial de Vigilância da Resistência aos Antimicrobianos que quer "padronizar a recolha de dados dos países para dar uma imagem mais completa dos padrões e tendências".

Segundo a OMS, o sistema não inclui dados sobre a resistência da bactéria que provoca a tuberculose, a Mycobacterium tuberculosis, porque o relatório global sobre a doença inclui essas atualizações desde 1994.

Situação

O estudo analisou pacientes com suspeita de infeção sanguínea em diversos países. Entre eles, as bactérias resistentes a pelo menos um dos antibióticos variou de zero a 82%.

A agência revelou ainda que a resistência à penicilina, usada há décadas para tratar a pneumonia, variou de zero a 5% entre os países que reportaram a sua situação.

Brasil e Moçambique

Uma proporção entre 8% a 65% de infetados pela E. Coli apresentou resistência ao antibiótico ciprofloxacina que trata a infeção pela bactéria.

Brasil e Moçambique sãos os únicos estados de língua portuguesa incluídos no Sistema Global de Vigilância Antimicrobiana da OMS, que envolve 25 países de alta renda, 20 de renda média e sete de baixa renda.

Timor-Leste está ainda por adotar as regras do sistema de vigilância nacional. A OMS disse apoiar os países a criarem esses guias para que haja dados confiáveis e significativos sobre a sua situação.











Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Notícias Contatos Acesso Restrito
Agendamento
2ª via Anuidade  
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Parcelamento  
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CR
Agenda CRF/MG  
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Projetos
Responsabilidade Social
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Urucuia, 48 - Floresta
Belo Horizonte/MG | CEP: 30150-060
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 8h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2018 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG