Campanha do CRF/MG acontece em dez cidades do Estado, com apoio de faculdades, universidades, Secretarias de "> Conselho Regional de Farmácia / MG

Comunicação CRF/MG - 29/04/2016 às 12:48:36

População será orientada sobre uso racional de medicamentos

Campanha do CRF/MG acontece em dez cidades do Estado, com apoio de faculdades, universidades, Secretarias de Saúde e Vigilâncias Sanitárias Municipais

No mês da campanha pelo Uso Racional de Medicamentos, o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG) promove uma grande mobilização, em dez cidades do Estado. O intuito é alertar a população para a importância do uso correto dos medicamentos, conscientizar sobre os riscos da automedicação e reforçar as orientações e cuidados em casos de dengue, zika e chikungunya.

Farmacêuticos, diretores do CRF/MG,  técnicos da Vigilância Sanitária e estudantes dos cursos de Farmácia, orientados por seus professores, farão o atendimento individual e gratuito à população. Durante a ação serão entregues panfletos explicativos, com alertas sobre procedimentos adequados quando o assunto é medicação.

“Queremos reforçar para a população que os medicamentos foram feitos para curar doenças. Porém, se utilizados de forma inadequada e sem orientação, podem ser prejudiciais à saúde e levar até a morte. No ato da dispensação, seja nas farmácias privadas ou nos postos de saúde, o farmacêutico é o profissional capacitado para tirar dúvidas sobre o princípio ativo do produto, possíveis interações com outros medicamentos, alimentos e horários em que deve ser ingerido, além das orientações sobre como utilizá-los e guardá-los”, alerta Luciano Rena, presidente do CRF/MG.

Campanha em várias regiões

A campanha sobre o Uso Racional de Medicamentos do CRF/MG será em Belo Horizonte, Betim, Caratinga, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Naque, Teófilo Otoni, Ouro Preto, Ubá e Uberlândia.

Em Belo Horizonte uma grande estrutura, com consultórios, será montada na entrada da Rodoviária, onde os farmacêuticos vão oferecer consultas farmacêuticas e prestar orientações gratuitas à população. Estudantes de Farmácia, das principais faculdades de Belo Horizonte, orientados por seus professores, farão o atendimento individual, entregando panfletos explicativos, com alertas sobre posturas adequadas quando o assunto é medicação.

O Núcleo de Mobilização Social da Secretaria Municipal de Saúde – Mobiliza SUS-BH – vai realizar intervenções teatrais durante o evento, interpretando ações relativas aos perigos e cuidados que a população deve ter quando o assunto é o Aedes aegypti.

Uma cabine fotográfica também ficará disponível para aqueles que passarem pelo atendimento nos consultórios farmacêuticos fazerem fotos gratuitas com o tema da campanha.

Na capital mineira, o evento tem o apoio dos cursos de farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais; UNA; Newton Paiva; Pitágoras e FAMINAS.

Apoiadores

A Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos do CRF/MG tem o apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Centro Universitário UNA; Faculdade Pitágoras; Centro Universitário Newton Paiva; Faculdade de Minas (FAMINAS); Centro Universitário de Caratinga (UNEC); Faculdade Única; Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá (FUPAC); Centro Universitário do Triângulo (Unitri); Universidade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni (UNIPAC); Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte); Consórcio Intermunicipal de Saúde Entre os Vales do Mucuri e Jequitinhonha (CIS-EVMJ); Associação dos Farmacêuticos do Vale do Aço (AFVA); Drogaria Indiana (Teófilo Otoni); Associação Farmacêutica de Betim; Associação Regional Farmacêutica de Teófilo Otoni (Arfarto); Farmácia de Todos; Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte e Prefeitura Municipal de Ipatinga.

Confira os locais e horários:

5 de maio:

- Belo Horizonte:  de 8h às 16h, na Rodoviária

-  Caratinga: 7h às 12h, na Rodoviária Velha

- Ipatinga: de 9h às 12h, na Praça 1º de Maio

- Juiz de Fora: de 8h às 17h, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

- Naque: Escola Municipal Pedro Fernandes Mafra, de 9h às 11h

- Ubá: de 10h às 12h, no calçadão da Rua São José

- Uberlândia: de 7h30h às 11h30, na Praça Tubal Vilela

- 7 de maio:

- Betim: de 10h às 13h, na Praça Tiradentes (Centro)

12 de maio