CFF - 28/08/2017 às 14:53:36

CFF lança pesquisa sobre o perfil do farmacêutico egresso das residências

A residência em saúde é considerada a especialização padrão ouro da pós-graduação. Estratégica para a qualificação de trabalhadores para o Sistema Único de Saúde (SUS), essa modalidade de especialização lato sensu envolve o treinamento em serviço, dedicando, à prática, 80% de sua carga horária (5000 horas, em dois anos). A despeito da rápida expansão no país, pouco se conhece sobre a estrutura, os processos e os resultados da residência, que pode ter formado mais de 3 mil farmacêuticos nas mais diferentes áreas, desde a promulgação da Lei 11.129/2005. Preencher essa lacuna é o que o Conselho Federal de Farmácia (CFF) pretende com o lançamento da pesquisa Perfil do farmacêutico egresso de programas de residência no Brasil. Até o dia 29 de setembro, o formulário da pesquisa estará à disposição dos egressos dos programas em todo o país (clique aqui).

“Para preenchê-lo, são gastos poucos minutos, mas a contribuição prestada é enorme. Convidamos os farmacêuticos especialistas a participar da iniciativa, que não pretende apenas lançar luz sobre a residência em Farmácia, como reunir subsídios que possibilitem mudanças positivas para essa modalidade de pós-graduação e para a profissão”, comenta a coordenadora da pesquisa e assessora da Presidência do CFF, Josélia Frade.

De acordo com o responsável pelo estudo, Lukas Okumura, a expectativa é a de que a pesquisa venha beneficiar órgãos de regulação da profissão e da residência; gestores em saúde; sociedades profissionais e científicas; profissionais da saúde e farmacêuticos preceptores, tutores e residentes, além de pesquisadores e docentes. Egresso de dois programas de residência, Lukas Okumura desenvolveu um forte vínculo com a área desde que cursou a especialização em Oncologia e Hematologia, pelo HC UFPR, e em Pediatria, pelo HCPA. Ele foi o primeiro brasileiro credenciado pela American Pharmacists Association (APhA) e atribui o feito de participar de um seleto grupo de 25 mil farmacêuticos clínicos com essa certificação em todo o mundo à experiência adquirida nas duas residências.

Além de traçar o perfil sócio-demográfico de egressos, a pesquisa ainda pretende identificar as estruturas e os processos da formação em serviço; medir o impacto local e em desfechos em saúde das atividades oriundas de residências; aferir a satisfação dos egressos e identificar as oportunidades pós-especialização, entre outros. Esta não é a primeira iniciativa do CFF voltada à residência. O conselho mantém, desde 2014, um site para divulgação de conteúdos na área, incluindo editais de processos seletivos que oferecem vagas para farmacêuticos. O site está acessível em www.cff.org.br/residencia.

“Com a pesquisa, ampliamos nossa contribuição para o aperfeiçoamento da residência, que consideramos a mais completa modalidade de formação na pós-graduação”, comenta o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João. 







Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Eleições Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Validar PGRSS
Anuidade
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
Denúncias  
Empresa Nova - Registro
Impressão CRT
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda e Eventos Farmacêuticos
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Mídias Sociais
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Responsabilidade Social
Atitude Farmacêutica
CRFMG de Vantagens
Receita Legível
CRF ON
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Rodrigues Caldas, 493 - Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30.190-120
Telefone: (31) 3218-1000
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 08h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2024 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG