Termina sem acordo reunião com Sincofarma e nova negociação é agendada

Sinfarmig - 07/08/2018 às 12:25:22

Termina sem acordo reunião com Sincofarma e nova negociação é agendada

Mais uma vez terminou sem acordo a rodada de negociações entre o Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig e o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Minas Gerais - Sincofarma/MG realizada na última segunda-feira, 06/08.

O Sinfarmig reivindicou pontos fundamentais da pauta como aumento do piso salarial. Os patrões insistem no reajuste salarial de 1,81% correspondente ao INPC acumulado no período de 1º de março de 2017 até 28 de fevereiro de 2018. Entretanto, os profissionais querem ganho real, que seria um percentual acima do oferecido para repor as perdas inflacionárias. O Sinfarmig discutiu também sobre a Contribuição Negocial (Assistencial) fundamental para a sobrevivência da entidade.

É importante ressaltar que as negociações estão mais difíceis porque ocorrem num contexto de grave instabilidade política e institucional no país. O governo instalado no Brasil há dois anos promove uma ofensiva acelerada contra os direitos trabalhistas e sociais conquistados há décadas pelo povo. Os trabalhadores – e a categoria farmacêutica em particular – sofrem as consequências dessas políticas: precarização das relações de trabalho, desemprego, redução de salários e aumento da jornada, piora nas condições e no ambiente de trabalho.

O diretor do Sinfarmig, Rilke Públio, reiterou a necessidade do entendimento para conclusão do processo negocial e apelou ao Sindicato patronal nesse sentido. Ele disse ainda que o motivo do chamamento à mediação no Ministério do Trabalho não é outro senão a busca por esse consenso não conseguido até agora nas reuniões diretas com o Sincofarma.

A Diretoria do Sinfarmig aproveitou a reunião para esclarecer  sobre o texto divulgado em seu site a respeito do não comparecimento do Sincofarma à reunião do dia 19/07. O Sincofarma avisou que não compareceria a primeira reunião no Ministério do Trabalho pela proximidade da data, por compromissos previamente agendados e ainda, por haver membros da Comissão de Negociação lotados em outros estados.

Uma nova reunião ficou agendada para quarta-feira, 22/08. O Sinfarmig acredita que com a mobilização da categoria será possível pressionar e ampliar o diálogo entre as partes para que os patrões flexibilizem e haja avanços na Campanha Salarial dos farmacêuticos de farmácias, drogarias e distribuidoras.

Serviço:

Próxima reunião de Farmácias, Drogarias e Distribuidoras – CCT 2018

Data: 22/08/2018

Local: Ministério do Trabalho (Rua Curitiba - Centro - BH/MG)