Comunicação CRF/MG - 22/09/2017 às 17:41:41

População de 11 cidades será orientada sobre descarte correto de medicamentos, de 25 a 30 de setembro

O descarte incorreto de medicamentos vencidos ou não utilizados pode trazer graves consequências para a população e meio ambiente. De acordo com dados da companhia Brasil Health Service (BHS), a cada 1kg de medicamento descartado via esgoto (vaso sanitário e pias) 450 mil litros de água podem ser contaminados.

Em comemoração ao Dia Internacional do Farmacêutico, em 25 de setembro, o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG) leva o Programa Traga de Volta, sobre coleta e descarte correto de medicamentos, para 11 cidades: Alfenas, Caratinga, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Itajubá, Juiz de Fora, Montes Claros, Teófilo Otoni, Ubá e Uberlândia. O intuito é conscientizar a população sobre os impactos que o meio ambiente e a população podem sofrer quando os medicamentos são descartados de maneira incorreta.

As atividades acontecem em duas etapas: a primeira, com coleta de medicamentos vencidos em pontos de coleta dentro de faculdades e universidades, no período de 25 a 29 de setembro; e a segunda, com ações em espaços públicos, no dia 30 de setembro, também com apoio de faculdades, universidades e prefeituras.

Calendário de ações

1º etapa - 25 a 29 de setembro - Coleta de medicamentos vencidos em pontos de coleta dentro de faculdades e universidades

No total, quatorze faculdades e universidades que ministram o curso de Farmácia aderiram à campanha do Programa Traga de Volta e vão realizar, dentro dos seus campos, o recolhimento de medicamentos vencidos, no período de 25 a 29 de setembro.

Confira as cidades e os pontos de coleta:

2ª etapa - 30 de setembro - Ações de rua

Em um segundo momento, o Traga de Volta, mais uma vez com o apoio de faculdades e universidades, além de prefeituras e empresas privadas, realiza ações em espaços públicos. O intuito é que a população descarte seus medicamentos vencidos nestes locais.

Durante as ações, estudantes de Farmácia vão orientar a população, com material educativo produzido pelo CRF/MG, sobre as consequências que o descarte incorreto de medicamentos vencidos ou não utilizados podem acarretar.

Confira os locais onde as ações vão acontecer:

Sobre o Traga de Volta

Lançado em junho deste ano, o Traga de Volta é um programa permanente do CRF/MG de incentivo à adesão voluntária dos farmacêuticos e proprietários de drogarias e farmácias. Seu objetivo é estimular os estabelecimentos a se credenciarem como pontos de coleta e incentivar as pessoas a descartarem corretamente os medicamentos que mantêm em seus domicílios, mas que estão em desuso por estarem vencidos ou por não terem mais necessidade dos mesmos.

Atualmente o Traga de Volta conta com 18 pontos credenciados, de drogarias e farmácias, que já estão recebendo os medicamentos vencidos ou não utilizados pela população, em 18 cidades.

Para se credenciar como ponto de coleta voluntário para a população descartar corretamente medicamentos vencidos ou não utilizados é necessário clicar em "Cadastre seu ponto" , na página inicial do site www.crfmg.org.br/tragadevolta, e seguir as orientações.

Veja quais são os pontos de coleta permanente já credenciados para receber medicamentos vencidos ou em desuso:

Informações e agendamento de entrevistas para a imprensa:

Assessoria de imprensa do CRF/MG

(31) 3218-1009 || 3218-1044